CHILE · VIAGENS

Conheça o curioso Museo Interactivo Mirador

Como o próprio nome já diz, o Museo Interactivo Mirador (MIM) permite a interação entre os visitantes e as obras, as quais são diferentes e chamam a atenção de crianças e adultos.

As obras, objetos e simuladores disponíveis no Museo Interactivo Mirador localizam-se nos ambientes interno e externo do museu e representam a área científica através de fenômenos da natureza, propriedades químicas e físicas, sentidos e sensações do corpo humano e muito mais.

Após comprar o ingresso o visitante tem acesso às atividades internas do museu. Porém, algumas delas necessitam de inscrição e as vagas são limitadas. São elas: Cinema 3D, Casa Sísmica e Oficinas Temporárias. As inscrições ocorrem no balcão de informações localizado no térreo do museu, apresentando o ingresso.

Infelizmente não conseguimos nos inscrever em uma das atividades que tínhamos interesse, a Casa Sísmica, que é um simulador de terremoto.

As atrações do museu estão localizadas no primeiro e no segundo piso e estão distribuídas entre 15 módulos:

Módulo 1 – Nutrição e vida: Descoberta da importância da alimentação e os efeitos da atividade física na saúde.

Módulo 2 – Terra: Viagem ao centro da Terra conhecendo o movimento interno produzido pelo nosso planeta. Na Casa Sísmica o visitante pode ainda viver a sensação de um terremoto através de um simulador.

Módulo 3: Robótica: oficinas de robótica, onde os visitantes podem programar um robô e desenvolver pensamentos lógicos. Necessitam de inscrição prévia.

Módulo 4 – Fluidos: Interação com a estática, dinâmica dos gases, líquidos e materiais granulares.

Módulo 5 – Mecanismos: Aplicações da mecânica e descoberta das forças que geram o movimento. Exemplificação dos conceitos de equilibro, estabilidade e centro de massa, por exemplo.

Módulo 6 – Cidadela: Experimento de diversos fenômenos científicos para menores de 8 anos.

Módulo 7 – Arte e Ciência: Descoberta dos fenômenos científicos através do cinema, da música e da pintura.

Módulo 8 – Caminhada Científica: Prêmios Nacionais de Ciência na história do Chile.

Módulo 9 – Percepção: Experimento com todos os sentidos do corpo humano, indagando o processo de percepção com seus paradoxos e curiosidades.

Módulo 10 – Ponha-se à prova: Prova de habilidades psicomotoras através de módulos que convidam o visitante a jogar e quebrar suas próprias marcas. Coordenação, precisão e reflexos são algumas das habilidades testadas.

Módulo 11 – Mente e cérebro: Descoberta de alguns dos mistérios que envolvem o funcionamento do cérebro e como ele se relaciona com os sentidos humanos.

Módulo 12 – Energia: Conhecimento dos distintos tipos e fontes de energia, além de sua importância e uso eficiente.

Módulo 13 – Eletromagnetismo: Experimento da atuação e interação entre eletricidade e magnetismo.

Módulo 14 – Luz: Descoberta da ciência que há por trás da óptica, da cor e da luz e que se interage com todos estes fenômenos.

Módulo 15 – Mineração: Experimento de diferentes atividades que aludem ao desenvolvimento da mineração, desde os processos de extração até seus usos.

Nossa visita durou aproximadamente duas horas e o tempo não foi suficiente para observarmos todas as atrações disponíveis detalhadamente. Apesar de parecer um programa mais voltado para as crianças, os adultos também se divertem no museu vendo na prática, através de instrumentos lúdicos, interativos e tecnológicos, acontecimentos que nem sempre são fáceis de serem entendidos apenas na teoria.

O Museo Interactivo Mirador está localizado na Av. Punta Arenas, 6711, La Granja.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O Museo Interactivo Mirador abre ao público de terça a domingo, das 09h30 às 18h30.

Valores dos tickets: Crianças de 02 a 12 anos (2.700 CLP), Adultos acima de 12 anos (3.900 CLP), Adultos acima de 60 anos (2.700 CLP), Estudantes (2.700 CLP) e Professores (1.300 CLP). Consulte aqui mais detalhes das tarifas.

Às quartas-feiras os tickets têm desconto de 50%.

Aceita pagamento em dinheiro e cartões de crédito.

Possui guarda-volumes gratuito.

Possui estacionamento gratuito para veículos e bicicletas.

Há uma cafeteria no segundo piso.

Não há visitas guiadas.

Acessibilidade PNE.

Algumas atividades não são indicadas para pessoas com epilepsia, marca-passo ou gestantes. Há informações no local alertando quanto aos perigos.

O ingresso de acesso ao museu tem validade durante todo o dia, então o visitante pode sair do estabelecimento e retornar no mesmo dia, sem ser preciso pagar a mais.

*OBS 1: Visitamos o Museo Interactivo Mirador em julho de 2017. As informações quanto aos horários de funcionamento e valores dos tickets foram confirmadas em novembro de 2017 e estão sujeitas a alterações.

*OBS 2: As informações dos módulos do museu foram pesquisadas no site do Museo Interactivo Mirador e traduzidas por mim para o português.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s