CHILE · VIAGENS

Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano de Santiago

O Cerro San Cristóbal é um dos pontos turísticos mais visitados em Santiago do Chile, mas não é só turistas que passeiam por lá, muitos moradores também frequentam o local, principalmente aos domingos, para a prática de exercícios físicos.

Localizado no Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque urbano do Chile, o Cerro San Cristóbal é uma colina e o acesso a ela pode ser feito por teleférico, funicular (um tipo de trenzinho), carro, a pé ou de bicicleta. Nós optamos pelo funicular, compramos nossos ingressos de subida ao topo (Estación Cumbre) na bilheteria principal (Estación Pio Nono), localizada na portaria da Rua Pio Nono. Pagamos 1.950 CLP por pessoa (tarifa final de semana). Há ainda a opção de ingresso para descer de funicular. Clique aqui para visualizar os valores e opções.

O funicular é pequeno e os passageiros entram no vagão em grupos. Não há assentos, o trajeto é curto e as pessoas ficam em pé. O percurso tem duas estações para desembarque, a primeira dá acesso ao Zoológico Nacional (Estación Zoológico) e a segunda ao topo do Cerro San Cristóbal (Estación Cumbre). A medida que o funicular vai subindo, já é possível ter uma linda vista da cidade.

O topo do Cerro San Cristóbal é amplo e possui alguns bancos para os visitantes relaxarem enquanto observam a paisagem. A atração principal fica por conta da imagem da Virgen Inmaculada Concepción e no caminho de acesso a ela há algumas cruzes com dizeres bíblicos, uma livraria e uma capela, que realiza missas algumas vezes na semana. Estes itens fazem parte do Santuário Imaculada Conceição.

Nós descemos o Cerro San Cristóbal de teleférico, compramos os ingressos de descida na bilheteria localizada na Estación Cumbre. Pagamos 2.290 CLP por pessoa (tarifa final de semana). Há mais duas estações, uma intermediária (Tupahue) e a final (Oasis). As opções e valores de ingressos estão disponíveis aqui.

As cabines do teleférico comportam até seis passageiros, são fechadas, possuem janelas de vidro e são acessíveis. Até mesmo bicicletas podem ser transportadas, em cabines especiais.

Descemos na Estación Tupahue e caminhamos um pouquinho por lá, porém, mesmo analisando o mapa não encontramos muitas coisas que nos interessassem nesta parte do Parque Metropolitano de Santiago. Fomos em um domingo e haviam algumas aulas coletivas de ginásticas nas praças. Clique aqui para visualizar o mapa do parque.

Voltamos à estação e continuamos a descida de teleférico até a Estación Oasis, às 12h00 aproximadamente. Lá, uma longa fila de passageiros aguardava para andar de teleférico no sentido oposto. Demos sorte em chegarmos cedo ao parque e realizarmos a subida ao Cerro San Cristóbal de funicular.

Eu queria ainda conhecer o Jardim Japonês, mas não conseguimos localizá-lo muito bem no parque, as placas que encontramos era para acessá-lo por uma trilha no meio da mata e nós desistimos no meio do caminho.

Saímos do Parque Metropolitano de Santiago pela portaria de acesso à Rua Pedro de Valdivia, parte dela fica restrita aos domingos para o trânsito de veículos e muitas famílias passeavam por lá com as crianças.

Em seguida, demos uma passadinha no Parque de las Esculturas, que possui muitas obras artísticas à céu aberto e depois terminamos nosso dia de passeio no Sky Costanera (clique aqui para ler nossas impressões sobre o maior mirante da América Latina)!

Todas estas atrações que nós visitamos são próximas entre si, e é muito tranquilo caminhar entre elas.

O Parque Metropolitano de Santiago está localizado na Pío Nono, 450, Recoleta e todos os demais locais citados no post constam no mapa abaixo.

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

O funicular está aberto aos visitantes nos meses de inverno de terça a domingo, das 10h00 às 18h45 e segunda das 13h00 às 18h45. Já nos meses de verão, de terça a domingo, das 10h00 às 19h45 e segunda das 13h00 às 20h00.

Na primeira segunda-feira de todo mês o funicular fica fechado para manutenção.

O teleférico está aberto aos visitantes nos meses de inverno de terça a domingo, das 10h00 às 19h00 e no verão, de terça a domingo das 10h00 às 20h00. Todas as segundas-feiras o teleférico é fechado para manutenção.

Os toaletes disponíveis no parque são gratuitos.

A entrada ao Parque Metropolitano de Santiago é gratuita.

Clique aqui para visualizar a tarifa do funicular e aqui para a do teleférico.

*OBS: Visitamos o Parque Metropolitano de Santiago em julho de 2017. As informações quanto aos horários de funcionamento e valores dos tickets foram confirmadas em setembro de 2017 e estão sujeitas a alterações.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s