BRASIL · PERNAMBUCO · VIAGENS

O que fazer no Recife Antigo

Em um domingo, após voltarmos de um passeio em Olinda, fomos conhecer o Recife Antigo, nome dado ao Centro Histórico do Recife. O trânsito de veículos estava impedido nas proximidades e ocorriam a Feirinha do Bom Jesus e a Feira Domingo na Rua, com itens de artesanatos e gastronomia.

Nossa primeira parada foi o Marco Zero, também conhecido como Praça Rio Branco, um dos principais pontos turísticos. Lá, há uma intervenção no pavimento que simboliza uma rosa dos ventos e indica o local onde Recife surgiu, além de conter informações da distância até outros pontos de referência. Tem ainda um letreiro com o nome da cidade na praça, servindo de cenário perfeito para uma boa foto. Pena que muitas pessoas também tiveram esta ideia, então foi difícil conseguir uma foto sozinha! Rsrs

O Marco Zero além de atrair turistas recebe muitos moradores também. Observei várias pessoas aproveitando o local para andar de bicicleta, skate, patins ou brincar com as crianças.

Do lado esquerdo da praça fica o Centro de Artesanato de Pernambuco. O local funciona como loja e exposição de itens confeccionados por artesãos locais. Como o estabelecimento é fechado e com ar condicionado, pudemos apreciar as artes e ainda fugimos um pouquinho do calor que fazia na rua.

Já ao lado direito do Marco Zero concentram-se alguns restaurantes, lanchonetes e bares, no chamado Armazéns do Porto. Nós almoçamos no Rock & Ribs Lounge e adoramos nossa escolha.

Visitamos também a Caixa Cultural Recife, um prédio histórico que está localizado bem próximo do Marco Zero. No local há exposições temporárias, peças de teatro, shows musicais, oficinas, palestras e outras atividades culturais. Na ocasião, estava exposto no hall principal a mostra PaLarva – Poesia Visual e Sonora de Paulo Bruscky. Achei interessante a ideia do artista, de fazer poesia não apenas com palavras no papel. Ele também utiliza objetos e sons na construção do poema, de forma muito criativa. Este evento já está encerrado e a entrada era franca. Para conferir a programação atual, consulte aqui. Outra dica que damos em relação à Caixa Cultural Recife é o oferecimento de toaletes gratuitos.

Rio Capibaribe e passeio de Catamarã

O Marco Zero é em frente ao Rio Capibaribe, o qual percorre grande parte da cidade, fazendo com que Recife recebesse o apelido de Veneza Brasileira. À margem do rio tem um pequeno píer e dois passeios de barco estavam sendo oferecidos. Um deles é realizado em embarcações menores, de maneira mais informal, que levam os passageiros até o Parque das Esculturas, uma obra artística do Francisco Brennand, situada bem no meio do Rio Capibaribe. O valor deste passeio é de R$10,00 por pessoa, ida e volta, e o pagamento é aceito somente em dinheiro. Já a outra opção é oferecida pela empresa Catamaran Tours e foi esta que nós escolhemos.

Os ingressos podem ser comprados, em dinheiro ou cartões de crédito e débito, com funcionários da empresa em um estande e o embarque no catamarã ocorre no mesmo local. Há também a possibilidade de comprar os tickets com antecedência no site da empresa. Escolhemos o “Tour Recife e suas pontes” com duração aproximada de 1h10 e no valor de R$50,00 por pessoa. Os outros passeios oferecidos pela Catararan Tours podem ser consultados aqui.

Antes de começarmos efetivamente o tour, o catamarã passou em um outro ponto de embarque, no Cais das Cinco Pontas, para pegar outros passageiros. O passeio é interessante e animado, acredito que agrade a todas as idades. Há um guia à bordo que durante todo o passeio dá informações sobre a cidade e incentiva os passageiros a erguerem as mãos e gritarem “Alegria, alegria!”ao passar por baixo de cada ponte. O legal que ao fazermos isso, o capitão buzina e as pessoas que estão na rua também se animam e dão tchauzinho! Rsrs Por falar em pontes, são cinco no percurso, e quando passamos por debaixo da primeira, a maré estava tão alta que foi necessário nos abaixarmos para não batermos a cabeça na estrutura. Foi um momento de emoção!

Fomos no final da tarde e o pôr do Sol deu um charme a mais ao passeio. Adorei ver o contraste da cidade urbanizada, com altos edifícios e prédios históricos, em meio à natureza, formada pelo rio, aves e vegetação. Outra coisa que também chamou muito a minha atenção foi observar as homenagens à renomados artistas nordestinos espalhados pela cidade. O guia nos mostrou uma pintura na lateral de um prédio, representando o cantor Luiz Gonzaga – o Rei do Baião, e algumas esculturas homenageando autores da região, que fazem parte do Circuito da Poesia, como Ariano Suassuna, Clarice Lispector e Manoel Bandeira.

Desembarcamos no Marco Zero e como já estava anoitecendo e era janeiro, tivemos uma outra impressão do Recife Antigo. Haviam mais pessoas na praça e em toda parte vimos e ouvimos blocos de maracatu ensaiando para o Carnaval. Estávamos cansados, pois o dia tinha sido longo, e resolvemos voltar para o hotel.

Todos os nossos deslocamentos neste dia foram feitos por meio de ônibus do transporte público. No domingo a tarifa é reduzida, então acabamos conseguindo economizar um pouquinho. Pedimos orientações na rua sobre as linhas que deveríamos pegar e também tivemos ajuda em um posto de informações turísticas, na Praça do Arsenal. Para saber a localização dos demais postos da cidade, clique aqui.

Nossa intenção era ter conhecido ainda outros pontos turísticos, como o Paço do Frevo e a Sinagoga Kahal Zur Israel, mas não tivemos tempo para ver tudo.

Você já visitou o Recife Antigo? Quais outras atrações interessantes você nos indica?

*OBS: Visitamos o Recife em janeiro de 2017 e os valores citados no post estão sujeitos a alterações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s