BRASIL · PERNAMBUCO · VIAGENS

Opções para sair à noite em Porto de Galinhas

Durante a nossa estadia, saímos também todas as noites para conhecer ainda mais a região. A nossa pousada era localizada próxima ao centro da vila, então todos os nossos deslocamentos foram feitos a pé, e era tudo bem pertinho e de fácil acesso. Como estávamos em clima de férias, nem todos os lugares que fomos nós lembramos de fotografar, mas compartilho aqui os melhores locais para passear à noite e jantar, na nossa opinião.

A Rua Esperança é a principal rua de Porto de Galinhas e fica muito movimentada à noite. Ela é destinada apenas aos pedestres, e ao caminhar pela rua você irá encontrar diversas opções de restaurantes, bares, farmácias, mercados, galerias e lojas, além de alguns artistas locais se apresentado e pessoas oferecendo passeios turísticos.

A praia também não é uma atração apenas para a o período diurno. Durante a noite várias pessoas aproveitam a maré baixa para caminhar, ou sentar na areia, seja para observar a Lua ou fazer um piquenique, por exemplo.

Para quem está à procura de algo mais agitado, o Itaoca Restaurante e Eventos pode ser uma boa opção. Não chegamos a conhecê-lo, mas reparamos que havia uma programação especial para a semana que estávamos lá, envolvendo música ao vivo.

Sugestões de restaurantes

Quanto aos restaurantes e bares em geral, há opções variadas para todos os gostos, que vão desde os mais econômicos, como Subway ou outros que servem espetinhos, pratos executivos, pastéis e tapiocas, até outros de preços mais elevados.

Barcaxeira

Como o próprio nome já sugere, a especialidade do restaurante é a macaxeira (conhecida como mandioca ou aipim em outras regiões do Brasil). Pedimos o gratinado de macaxeira, tamanho grande (descrito no cardápio como “para dividir”), com carne de sol e queijo coalho, além de uma jarra de suco de laranja. O gratinado estava ótimo e era bem servido. Pagamos no total R$78,98.

Enquanto os clientes aguardam os pedidos, os garçons oferecem aos adultos e crianças gizes de cera para passar o tempo colorindo o americano personalizado.  O menu é variado, há várias opções envolvendo frutos do mar, além de saladas, frango e carne bovina. Ficamos com vontade de experimentarmos também um dos pratos mais pedidos da casa, o Sol da Barcaxeira (carne de sol com queijo coalho assado, acompanhado de arroz, feijão verde e purê de macaxeira) mas infelizmente não tivemos tempo de voltar em outra oportunidade.

O Barcaxeira está localizado próximo à Praça Central de Porto de Galinhas, na Rua Esperança 458. Está aberto ao público diariamente de 12h00 às 23h00.

Mama Mia Restaurante e Pizzaria

O Mama Mia Restaurante e Pizzaria oferece um cardápio variado de massas e pizzas. Pedimos duas massas individuais (não lembro exatamente quais eram os sabores) e dois sucos naturais, e apesar de terem demorado um pouquinho para serem entregues, estava tudo muito bom. Nossa conta ficou em R$106,40.

Reparei que a maioria dos clientes escolheram pizzas. Elas são vendidas apenas no tamanho grande e com diversas opções de recheios. O valor de cada uma era em torno de R$70,00 e as pizzas servem bem de duas a três pessoas, então é uma alternativa mais econômica.

O restaurante está localizado na Rua Caraúna 201-255, e eu não encontrei informação sobre o horário de funcionamento.

Restaurante Beijupirá

O Restaurante Beijupirá é uma opção interessante para uma refeição mais especial ou romântica. No menu principal há vários pratos da culinária nordestina, a maioria deles envolvendo peixes e frutos do mar, apresentados com toques gourmet. O estabelecimento oferece também um cardápio infantil, que contém mais opções de pratos que não levam peixe. Fomos em uma quarta-feira à noite e havia fila de espera, então o ideal é chegar ao local com antecedência ou verificar se é possível fazer uma reserva para o dia escolhido.

Eu pedi o Beijucastanha (filé de peixe grelhado coberto com manteiga de castanha de cajú, batata flambada e arroz de espinafre) e adorei a minha escolha! Um prato leve e muito saboroso. Já o Lucas escolheu o Maracatú de charque (carne seca desfiada, frita na manteiga com cebola, feijão verde com queijo de coalho, farofa de jerimum e arroz branco). Para beber, pedimos uma jarra de suco de laranja. Pagamos R$143,00 no total. Apesar do valor mais elevado em relação a outros restaurantes da região, na minha opinião, é certo que você comerá muito bem no Beijupirá e ficará satisfeito.

Além da unidade em Porto de Galinhas, localizado na Rua Beijupira, Quadra 9, s/n, que abre ao público de 12h00 às 00h00 diariamente, exceto às terças-feiras, há ainda outros restaurantes em Pernambuco, como em Olinda, Fernando de Noronha, Praia dos Carneiros, Reserva do Paiva e Praia do Laje.

Aproveite ainda a ida ao restaurante para passear na Rua Beijupira. O tráfego de automóveis é impedido durante todo o dia, e no período da noite há uma feirinha com itens de artesanato locais e opções de comidas. Outra dica legal é tirar uma foto na decoração da rua, com os dizeres “Pernambuco, coração do Nordeste”.

Tapioca da Praia

Viagem ao Nordeste não pode faltar tapioca! Sempre que passávamos por lá eu reparava que haviam muitos clientes e já tinha lido na internet várias avaliações positivas sobre o Tapioca da Praia.

A estrutura é simples e parecida com um quiosque de beira de praia. Primeiro os clientes devem se posicionar na fila do caixa do estabelecimento, para fazer os pedidos e realizar o pagamento, e em seguida aguardar na fila ao lado até que a tapioca esteja pronta.

Eu pedi uma de queijo e carne de sol (R$12,00) e a do Lucas era de queijo e calabresa (R$10,00). As tapiocas eram grandes, bem recheadas e gostosas! Há várias opções de recheios salgados e doces também. Não pegamos bebidas mas percebi que muitas pessoas pediam café para acompanhar. Reparei ainda que o Tapioca da Praia comercializa a goma de tapioca utilizada por eles. Achei legal a ideia, porém, acabei não comprando.

Não há uma área própria para os clientes comerem as tapiocas, nos sentamos na borda do canteiro central, onde tem um pequeno jardim, junto com outros clientes, e apesar de improvisado não foi desconfortável.

Como o lanche foi rápido, aproveitamos mais um tempinho para caminhar pela região. Entrei em várias lojinhas e comprei alguns artesanatos e o famoso Bolo de Rolo, um doce típico de Pernambuco. Por fim, comemos ainda uma paleta mexicana.

A Tapioca da Praia está localizada na Rua Esperança 340 e abre ao público diariamente de 16h00 às 22h00.

OBS: Visitamos os restaurantes citados no post em janeiro de 2017, e tanto os valores quanto os itens dos cardápios mencionados estão sujeitos a alterações.