BRASIL · PERNAMBUCO · VIAGENS

Ecoassociados em Porto de Galinhas

Nossa viagem à Pernambuco não foi só praia, Sol e diversão. Tivemos também a oportunidade de conhecermos melhor a fauna local. Já contei para vocês como foi a visita ao Projeto Hippocampus, ONG focada nos cavalos-marinhos, e hoje irei falar sobre outra iniciativa muito interessante, o Ecoassociados.

Trata-se de uma ONG, sem patrocínio até o momento, que se dedica a proteção, conscientização e pesquisa das tartarugas marinhas existentes em Porto de Galinhas.

A visita é guiada e uma estagiária nos acompanhou durante todo o trajeto. Em uma ampla sala, que funciona como museu, são expostas imagens, textos e objetos (cascos de tartarugas, maquetes, ovos, ossos, entre outros) para complementar e ilustrar as informações dadas pela guia.

As praias de Porto de Galinhas são locais escolhidos por quatro espécies de tartarugas marinhas para a desova. As espécies são: Tartaruga de Pente, Tartaruga Oliva, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga Verde.

Diariamente, equipes do Ecoassociados vão às praias para verificar se há um novo ninho e monitorar os já existentes, que são sinalizados para evitar que os ovos sofram qualquer tipo de dano. Outra atividade realizada por eles, que atrai a curiosidade dos turistas, é o acompanhamento do momento de nascimento das tartarugas. Através da Fanpage no Facebook a ONG informa o dia, horário e local que haverá o próximo nascimento e quem quiser também pode se juntar a eles para assistir.

Infelizmente nós não tivemos a sorte de ver este momento durante a nossa estadia, então uma dica importante para quem tiver interesse é seguir o Ecoassociados e verificar no perfil deles, todas as manhãs, se há algum nascimento previsto.

Apesar disso, ganhamos um “bônus” na nossa visita. Ao final do tour a estagiária nos perguntou se gostaríamos de ver três filhotes de tartarugas que estavam em um tanque, numa área restrita, e nós aceitamos. As tartarugas sofrem de deficiência visual, uma delas é cega e as outras enxergam parcialmente. Nesta área é proibido fotografar e elas estavam sendo cuidadas e reabilitadas para que um dia possam ser capazes de sobreviverem sozinhas no ambiente natural.

Para visitar o Ecoassociados é cobrada uma taxa de R$6,00 por pessoa, podendo ser paga em dinheiro ou cartão. Estudantes e professores pagam R$3,00, mediante apresentação de documentação. Toda a renda adquirida com o valor dos ingressos, a venda de suvenires na lojinha, doações e o apoio de algumas instituições e empresas é destina a manutenção do projeto.

A infraestrutura do Ecoassociados é simples, mas rica em conhecimento. Adorei saber mais a respeito das tartarugas marinhas e todas as minhas dúvidas foram claramente respondidas. Você sabia que as tartarugas sempre fazem seus ninhos na praia onde nasceram? Ou que é provável que nunca tenham contato com os seus pais? Essas curiosidades, e muitas outras, são reveladas no passeio.

A visita é rápida e não comprometeu o nosso roteiro previsto em Porto de Galinhas. Nós, por exemplo, passamos a manhã na Praia da Vila e a tarde visitamos o Ecoassociados e o Projeto Hippocampus. Então, se tiver a oportunidade, vale a pena visitá-los.

O Ecoassociados está localizado na Rua Caraúna, Ipojuca – PE. É aberta ao público diariamente de 09h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00.

*OBS 1: O valor do ingresso citado no post e os horários de funcionamento foram consultados em fevereiro de 2017, logo estão sujeitos a alterações.

*OBS 2: Faço aqui um agradecimento especial à equipe do Ecoassociados, que respondeu ao meu contato solicitando o esclarecimento de dúvidas para a escrita do post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s