ALEMANHA · VIAGENS

Viagem de trem pela Alemanha

Nossa viagem entre Füssen e Berlim foi feita de trem. A empresa responsável pelo transporte ferroviário alemão é a Deutsche Bahn, e compramos as passagens online com antecedência de três meses. O site disponibiliza a compra a partir deste prazo, e as viagens de longas distâncias (interestaduais, por exemplo) apresentam valores promocionais somente nesta época. Caso a viagem seja realizada em grupos de duas a cinco pessoas vale mais a pena comprar as passagens nesta modalidade do que individualmente. Assim, é possível economizar. Para realizar a compra é necessário possuir um cartão de crédito internacional, e o mesmo deve estar em mãos no dia da viagem, junto com o ticket (recebido por e-mail) impresso, pois representam os documentos exigidos pelos fiscais no momento da conferência a bordo.

O tempo de viagem até Berlim era de 8h20, incluindo os transbordos. Então, optamos por pagar um pouquinho a mais para irmos com mais conforto nos vagões da primeira classe. Pagamos 78,75 € na opção de viagem em grupo. Nós não tivemos imprevistos, tudo correu bem. Conversando com a Luiza, minha amiga que ficou mais alguns meses na Alemanha realizando um intercâmbio, ela me disse que já teve muitos problemas com a Deutsche Bahn, como troca de plataforma minutos antes do embarque, atrasos, viagens canceladas e muitos outros.

Infelizmente eu não lembrei de fotografar a nossa viagem, mas pedi a Luiza para tirar fotos da viagem de trem que ela fez entre Bielefeld e Berlim, na segunda classe, para compararmos.

Em ambas as classes vimos poltronas reclináveis com tomadas disponíveis abaixo delas, serviço de bordo (cobrado à parte), revista informativa com dados da empresa e do trajeto, poltronas localizadas próximas a mesas e conexão wi-fi gratuita.

Percebemos que a principal diferença é em relação à reserva das poltronas. Na primeira classe o passageiro escolhe a sua poltrona no momento da compra, sem custo adicional. Já na segunda classe, este serviço é cobrado à parte e geralmente os clientes não optam por ele. Segundo a Luiza, é muito comum os passageiros embarcarem rapidamente nos vagões, à procura de uma poltrona e, em algumas ocasiões, ela viu pessoas viajarem em pé ou sentados no corredor. Por falar em poltronas, na primeira classe elas são revestidas de couro e na segunda de tecido.

A Hauptbahnhof (Estação Ferroviária Central) de Berlim é enorme e confusa, na minha opinião. As sinalizações não estão bem claras e tivemos um pouco de dificuldade para encontrarmos o transporte correto que nos levaria até o hotel.

Nesta estação compramos o Berlin Welcome Card, que inclui o uso ilimitado de todas as modalidades do transporte público em Berlim e Potsdam, além de descontos em atrações turísticas, lojas e restaurantes parceiros. Escrevi um post sobre o Berlin Welcome Card, se quiser saber mais, clique aqui.

 

2 comentários em “Viagem de trem pela Alemanha

  1. Bom dia! Primeiramente parabens pelo blog! Otimas dicas! Estou com uma duvida… Viajarei em setembro com meus pais e marido. Iremos para berlim e de la nos separamos… Qdo comprei o ticket de viagem dos meus pais, comprei com meu login e viajaremos praticamente no mesmo horario porem para locais diferentes… Ha algum problema nisso? Meus pais viajarem com ticket q esta meu nome?

    Curtir

    1. Oi Daniele, obrigada!
      Bom, eu acho que teria problema sim, porque durante a viagem de trem passa alguns fiscais pelos vagões conferindo a passagem e o documento dos passageiros (cartão de crédito utilizado para a compra). Meu namorado comprou os tickets para gente, no cadastro dele, então só foi conferido o cartão de crédito dele e a passagem, não pediram nada para mim.
      Talvez tenha como você alterar os dados da passagem dos seus pais, tente enviar um e-mail para a Deutsche Bahn falando da sua dúvida.
      Beijo

      Curtir

Deixe um comentário

