ALEMANHA · VIAGENS

Viagem à Alemanha – Oktoberfest

A tradicional e maior festa da cerveja, conhecida como Oktoberfest, acontece anualmente em Munique, na Alemanha. São 16 dias consecutivos de festa entre o final de setembro e o início de outubro. A Oktoberfest ocorre sempre no Theresienwiese, um espaço público ao ar livre tipo um parque. A primeira edição da festa foi em 1810 para comemoração de um casamento Real e todos os habitantes de Munique foram convidados. Desde então tornou-se tradição.

Na edição deste ano fomos lá conferir e participar deste grande evento. É bem tranquilo chegar ao Theresienwiese utilizando o transporte público. Em virtude dos recentes atentados ocorridos na Europa, a segurança na festa foi reforçada. Não era permitido entrar com bolsas consideradas grandes ou sacolas. Como alternativa, eles ofereciam um guarda volumes, com cobrança de uma taxa pela utilização.

O horário de funcionamento da Oktoberfest é de 10h00 às 23h30 e a entrada é gratuita, apenas o consumo é cobrado. Falando nisso, o pagamento deve ser sempre em dinheiro, eles não aceitam cartão de forma alguma. Preferencialmente leve notas de menor valor. Os alemães costumam reclamar para dar troco em notas altas. Diferente do costume brasileiro, as gorjetas não são incluídas “automaticamente” com o pedido (os famosos 10%!). Se você não entregar exatamente a quantia que deseja pagar ou não dizer quanto gostaria de receber de troco, os garçons vão te devolver o que eles julgarem correto.

Por toda a extensão da festa há opções de brinquedos típicos de parques de diversões (fomos só na roda gigante, de onde tivemos uma bela visão panorâmica da Oktoberfest), barraquinhas e quiosques vendendo comidas e suvenires e as enormes tendas das cervejarias locais. Estivemos no evento por três dias, e em um deles pudemos ver ainda carruagens de algumas cervejarias exibindo os barris com a cerveja da edição de 2016.

Uma das coisas mais legais da festa é ver as pessoas usando os trajes tradicionais bávaros, o feminino é chamado de Dirndl e o masculino Lederhosen. A Luiza e eu entramos no clima e compramos as nossas roupas em uma loja no centro de Munique. Já o Lucas e o Felipe (um amigo nosso que também está fazendo intercâmbio na Alemanha) compraram apenas os chapéus.

Os ambientes mais animados da festa são dentro das 14 tendas das cervejarias, que se dividem entre as marcas Hofbräuhaus, Paulaner, Augustiner, Hacker-Pschorr, Spaten e Löwenbräu. Há apresentações de bandas tocando alguns clássicos das músicas internacionais e principalmente músicas típicas alemãs, o que animava todo o público a cantar junto, subir nos bancos, dançar e brindar ao estilo bávaro! Prosit! As cervejas, são servidas sempre em temperatura ambiente e em canecas de 1 L, chamadas de Maß, por 10,60 €. Eu não bebo cerveja, mas descobri uma opção que satisfez a minha sede: o Apfelschorle! Trata-se de uma bebida não alcóolica que leva água gasosa e suco de maçã.

A tenda que achamos mais animada foi a da Hacker-Pschorr e vocês podem conferir parte deste momento de diversão neste vídeo que postamos no Youtube.

Para curtir a festa dentro da tenda com maior tranquilidade é bom conseguir um assento em uma das mesas, mas esta não é uma tarefa fácil! As mesas são muito disputadas, a maioria dos clientes fazem reserva com meses de antecedência, então, no nosso caso, esperávamos sempre algum lugar ficar disponível ou sermos aceitos para dividir a mesa com algum outro grupo. Uma alternativa que usamos também foi curtirmos do lado externo das tendas, nos Biergartens. Nestas áreas, há mesas menos concorridas e também são servidos todos os itens do cardápio. O lado negativo é que geralmente não era possível ouvirmos as músicas que estavam tocando lá dentro, mas pelo menos podíamos descansar um pouco rsrs.

As barraquinhas da Oktoberfest oferecem opções de comidas mais simples e econômicas se comparadas às das tendas. A minha preferida foi o Currywust, o fast food mais tradicional da Alemanha, que é composto por salsicha com ketchup e curry servida com pão ou batata frita.

Outra barraca típica do evento é a de Lebkuchenherz, um biscoito de gengibre em formato de coração embalado com uma alça. Na cultura alemã o homem deve comprar um destes biscoito e presentear a sua companheira, colocando o coração no pescoço dela. Lucas comprou um coração bem grande para mim, escrito “Ich liebe dich” que significa “Eu te amo”. Algumas meninas que estavam próximas à barraca no momento acharam a cena fofa, e eu também! Rsrs Neste dia, passei o restante da festa exibindo meu coração no pescoço e muitas pessoas gostavam e comentavam com a gente! Li na internet que este tipo de biscoito geralmente é mais uma lembrança, porque é meio duro e não muito gostoso para comer. Por enquanto não vou abrir o meu, ele está decorando meu quarto e deixando um delicioso cheirinho no ambiente! Rs

Eu gostei da experiência e recomendo. Mesmo que o ponto principal seja a cerveja eu me diverti muito também, sem beber. O público presente no evento é bem diversificado, pois tem atrações que agradam a todas as idades. Observamos desde famílias com crianças à idosos, mas a maioria são jovens e adultos. Pessoas de vários países visitam à Oktoberfest, tivemos contato com alguns italianos, holandeses, argentinos, irlandeses, americanos, austríacos, brasileiros e claro, alemães! Todos eles estavam animados e interessados em conhecer outras pessoas. Os horários mais tranquilos para ir à festa são no período da manhã e da tarde, mas apesar do grande público ao final do dia, não vimos confusões. Tudo ocorria de forma organizada na medida do possível.

Anúncios

Um comentário em “Viagem à Alemanha – Oktoberfest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s