ALEMANHA · PLANEJAMENTO · VIAGENS

Viagem à Alemanha – Documentação e Passagens Aéreas

Eu gosto muito de viajar. Para mim, a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas é uma das melhores coisas da vida. Em minhas últimas viagens, preferi planejar e organizar todas as etapas por conta própria, sem depender de agências de turismo. Fazendo esta escolha, além de conseguir economizar um pouco, percebi que era possível personalizar o roteiro de acordo com os meus interesses e chegava ao destino com muito mais informações.

No final de setembro vou para a Europa pela primeira vez! A Luíza, uma amiga minha, viajará para a Alemanha, alguns dias antes de começar um intercâmbio profissional no país, e convidou o Lucas e eu para viajarmos também. Vou confessar que a Alemanha nunca foi um local que pensava em conhecer, por outro lado, é um dos destinos dos sonhos do Lucas. Então, como ele ficou animado com a possibilidade da viagem, comecei a pesquisar na internet artigos de turismo alemão e me interessei também. Descobri tantos lugares lindos e curiosidades que eu nem imaginava!

Como de costume, fizemos todo o planejamento da viagem com dicas encontradas na internet ou orientações de colegas que já viajaram para lá. O nosso primeiro destino será Munique e lá ficaremos os três primeiros dias. Depois iremos para Füssen e passaremos a noite lá. Por fim, vamos nos hospedar em Berlim por seis dias e em um deles faremos bate-volta à Potsdam. Este é o nosso roteiro base que vamos seguir. Resolvi então compartilhar com vocês as etapas da organização da nossa viagem, em uma série de posts!

  • Documentação

A Alemanha não exige visto para turistas brasileiros e nem Cartão de Vacinação Internacional. Para entrar no país, por um período de permanência de até 90 dias, é necessário ter apenas o Passaporte válido por, no mínimo, mais seis meses.

  • Passagens aéreas

Como imaginávamos, nenhuma companhia aérea oferece voos direto entre Belo Horizonte e a Alemanha, sendo sempre necessário uma conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo. Assim, como forma de economizarmos tempo e dinheiro, utilizamos nossos pontos do Tudo Azul e Dotz para comprarmos o trecho Confins-Guarulhos pela Azul. Tomamos o cuidado de deixarmos um intervalo de no mínimo três horas entre o horário de pouso em Guarulhos e a decolagem do voo internacional.

Como o nosso destino inicial é Munique e o final Berlim, selecionamos as passagens na opção “múltiplos destinos”. Escolhemos viajar pela Iberia, acompanhamos a variação dos preços pelo Decolar e compramos as passagens com seis meses de antecedência diretamente no site da Iberia, parcelado em 10 vezes.

Os deslocamentos entre as outras cidades serão feitos por trem, eu falarei melhor sobre isso em um outro tópico.

Tanto no voo de ida quanto no de volta, faremos conexão em Madri. Na ida a espera será de 2h30 mas na volta serão 9 horas. Pretendemos sair do aeroporto e conhecer um pouquinho da cidade, já que chegaremos lá no período da tarde.

Retornaremos ao Brasil desembarcando em São Paulo e novamente compramos nossas passagens para Belo Horizonte, utilizando Dotz, mas desta vez viajaremos de Gol. Apesar desta companhia aérea não ser uma de nossas preferidas, era a que melhor se adequava aos nossos horários e exigia menor pontuação para troca. Para quem nunca fez esta operação, o uso de milhas ou pontos não torna a passagem totalmente gratuita, ainda é necessário pagar a taxa de embarque. 

Nos próximos posts irei escrever sobre os seguintes temas: seguro de viagem internacional, hospedagem, câmbio, passagens de trem, passeios e organização da mala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s