BELEZA · MAQUIAGEM

Como aprender a se maquiar

Eu nunca fui uma pessoa dotada de habilidades manuais. Não sei fazer as minhas unhas, escovar o meu cabelo e durante muito tempo também não conseguia me maquiar. Saia sempre com o básico do básico: batom, corretivo para esconder as olheiras, máscara de cílios, blush e de vez em quando me arriscava na sombra clarinha com lápis preto apenas na linha d’água.

Há uns 3 ou 4 anos passei a ter mais interesse em maquiagem. Comecei a comprar mais produtos para ir montando o meu kit, mas tinha dúvidas para encontrar os tons ideais para a minha pele e selecionar as marcas de maior qualidade. Depois surgiu um outro “problema”: estava com produtos bons, mas não sabia direito como usar.

Minha irmã sempre teve afinidade por essa área, não é à toa que hoje ela é esteticista e maquiadora, então de vez em quando ela me ensinava um pouquinho, mas ainda não era o suficiente para mim. Minha intenção nunca foi ser maquiadora profissional, queria apenas aprender técnicas para saber me virar sozinha, sair mais bonitinha e elevar a auto estima. Ainda tem maquiagens elaboradas que não consigo fazer, mas já me arrisco mais e sem dúvidas estou melhor do que antes kkk.

A primeira coisa que fiz foi assistir e seguir tutoriais de blogueiras na internet. Minhas principais referências foram (e ainda são) Julia Petit, Bruna Tavares e Marina Smith. Me identifiquei mais com elas porque ensinam de uma forma mais descomplicada, prática e, na maioria das vezes, com inspiração em maquiagem de alguma celebridade. A Camila Coelho também tem tutoriais ótimos, mas já acho os vídeos dela longos e com produtos não tão acessíveis ao meu bolso rsrs.

Depois, fiz alguns cursos de automaquiagem na Contém 1g, módulos de Iniciante, Mineral, Olhos Esfumados e Fashion Trends. Acho legal a proposta da marca, que organiza turmas de poucas alunas por horário e com o auxílio de um make-up trainer da loja as auxiliam a elaborar todos os passos de uma maquiagem, desde a limpeza da pele. Ao final do curso as alunas geralmente recebem uma apostila ilustrando as técnicas aprendidas. É uma forma também de testarmos as maquiagens e tirarmos nossas conclusões quanto quais produtos gostamos mais e se compensa ou não comprá-los. Se não me engano, agora são 6 módulos e cada um tem o valor de R$100,00. Há uma promoção também para comprar todos eles por R$180,00. Uma dica legal é ficar de olho se tem promoção dos cursos na internet para a sua cidade aqui. Eu mesma já consegui aproveitar vários cursos comprando em promoções.

Outras formas de aprender a se maquiar são por meio de livros ou vídeo aulas. A Vic Ceridono lançou no ano passado o livro Dia de Beauté – um guia de maquiagem para a vida real bem ilustrado e didático. Há ainda cursos de outras blogueiras à venda, como da Bianca Andrade (Boca Rosa) e Luciane Ferraes.

O importante é não desistir de aprender e encontrar uma forma de aprendizagem que você mais se identifique. Até chegar ao resultado esperado prepare-se para muito delineado torto, rímel borrado e batom nos dentes, mas faz parte! Demaquilante existe pra isso também! 🙂

Deixe um comentário

